Breve introdução

Objectivo:
Trazer alguma informação que ajudará a fazer com que não se gaste material e dinheiro em combinação de materias incorrectos, explicar algumas técnicas como passo inicial para o leitor desenvolver desenhos e peças mais complexas, e também servir de caderno de anotaçães para a artesã.

Sua missão:
Abranger o número máximo possível de utilisadores, e porprcionar-lhes esta plataforma como ponto de referência nos assuntos abordados permitindo assim que o leitor consiga alargar a base de informação provedenciada ao encontrar algo relacionado. Interagir com quem estiver interessado na matéria.

É do conhecimento geral, que o uso de adornos data de há milhares de anos. Já os nossos antepassados faziam joalharia, inicialmente usando sementes secas, ossos, conchas, etc. Com o andar do tempo o ouro, a prata e outros metais e materiais que são ainda hoje usados como pedras preciosas, pérolas, etc foram introduzidos.

Em determinada época a joalharia passou não só a ser um adorno mas também um instrumento de segregação de classes, em que em determinadas sociedades marcava o estatuto social onde à certas classes não eram permitidas o uso de adornos produzidos usando determinados materiais, pois esses eram reservados apenas á classe dominante.

Com a introdução de outros tipos de materiais tais como correntes de aluminio, pérolas de vidro e outras pedras e missangas de baixo custo, e a abundância dos metais preciosos, que os tornou mais baratos, hoje é possível produzir jóias da moda accessível a toda sociedade, que competem em beleza e qualidade com os originais produzidos com metais e predras preciosos de alto valor monetário.

Termino aqui aquilo que chamei de introdução pois há muito mais a dizer sobre este tema, há provavelmente dezenas senão centenas de livros escritos, mas que estão fora da minha competência e do meu objectivo.

Para continuar a navegar e ler mais sobre este tema por favor clique nos links no início da página que lhe levarão aos diversos subtópicos sobre este tema.

Click Back to top para voltar ao topo desta página.