Introdução á técnicas de confecção de jóias

(página em progresso)

Breve introdução
A técnica usada para a confeccão de uma jóia pode depender do material usado, tal como ouro e prata e pedras precisosa como Ruby, esmeralda, diamante, topázio, safira para produzir uma verdadeira jóia. Para a produção de uma semi-jóia já se usaria os fios folheados de ouro ou prata e as pedras tal como a ágata, ametista, obsidiana, etc, embora também se use o ouro e prata para esta categoria.

Para a produção de jóias da moda, que é o focus deste trabalho, que também podem concorer em beleza com as joias ou semi-joias (usando missangas, contas e outros fios de metal ou banhados ou folheados de ouro ou prata). Veja a página Missanga em detalhe para mais informação.

A confeccão de uma peça é geralmente fácil, mas aconselharia que o artesão ou artesã desse prioridade á desenhar ou esboçar um plano da peça que pretende produzir. Isto ajudará a visualisar e preparar os materiais necessários, ao mesmo tempo que determina a técnica a usar para a produção da peça.

Para começar abordarei a Técnica clássica e seus processos, por exemplo os colares das fig 1 e fig 2 e a técnica de tecelagem da missanga com seus diferents pontos, como por exemplo o ponto peioto, ou o ponto espinha de peixe, usados para produzir a bracelete e os brincos das fig 3 e fig 4.

Técnica Clássica

Chamarei técnica clássica ao processo de produzir os colares, braceletes, brincos, etc mais frequentemente usados, produzidos com missanga ou conta usando o método tradicional de ligar as peças usando metal, como por exemplo correias, fios (de pesca ou não), elástico e arame. Veja como exemplo os colares nas figuras 1 e 2.



Técnica 1 Técnica 2

Fig 1

Fig 2


Para ajudar a procura de material e pensando que o maior fornecedor provavelmente será a África do Sul e talvez o Brasil e Portugal, para ajudar a visualisar (depois o utente poderá expandir por aí fora) pesquise na internet para cada categoria, usando palavras tais como:

    Missangas e contas
  1. Missanga, beads, perolas, pearls, swarvosky 6mm, swarvosky xxmm, contas, toho beads, seed beads, faceted glass bead, czech beads;
  2. Fechos, e componetes
  3. Jewellery findings, clasps, tiger clasp, argolinha, jump rings, split rings calottes; crimp beads, crimp bead cover, barrel ends;
  4. Linhas e fios
  5. Thread, Nymo thread, Fireline Thread, Wildfire Thread, beading wire, Necklace chain, extesnsion chains;
  6. Ferramentas
  7. Round nose pliers; flat nose pliers, wire cutter pliers
  8. Técnicas e pontos
  9. Beadweaving, jewellery making; beadweaving free pattern, ladder stitch, tubular herringbone, peyote stitch wrap wire.

Técnica de tecelagem da missanga

Chamarei de tecelagem da missanga á técnica de produzir colares, braceletes, brincos, etc usando como principais meios de produção a linha e a agulha através do uso de diversos tipos de pontos ou usando um tear que básicamente produz uma peça entrelaçada. Neste tópico apenas debrucar-me-ei ao tema da produção da peça usando agulha e linha.
Veja um exemplo de dois pontos diferentes nas figuras abaixo.



Ponto Espiral Ponto espinha de peixe
Fig 3


Fig 4

Click Back to top para voltar ao topo desta página.