Como para qualquer projecto, grande ou pequeno, preparação é um grande passo para a sua concretização e como tal antes de debruçar-me a abordar em detalhe sobre alguns dos muitos materiais que existem, gostaria de comentar sobre alguns pontos que tenho a certeza que muitos de vós já praticam, mas que penso que vale a pena mencionar.
Para montagem ou criação de uma peça, existe uma variedade de tipos, tamanhos, marcas e cor de missanga ou pedra (também designada por conta), acessórios ou componentes, ferramentas e técnicas de entre outras considerações a tomar. Veja a seguir uma ilustração da missanga.
Como existe uma relação intrinsica entre estes materiais para o sucesso da produção do adorno pretendido, gostaria de aconselhar que o seguinte fosse tomado antecipadamente em consideração:
O tamanho e peso da pedra deve balançar com o tipo de linha, calibre do arame, peso do fio ou tamanho e espessura do cordão que vai ser usado. Por exemplo tenha em atenção se o fio que vai usar não é demasiado tenso para missangas leves que precisam de certa flexibilidade, a mesma atenção deve ser tomada no caso contrário quando se pretende produzir uma peça usando uma pedra pesada.
Em adição à isto também consideraria:
O tamanho e tipo adequado dos componentes para acabamento ou montagem, por exemplo o fecho, o protector do arame, a argola, etc; usar um fecho cuja medida está acima ou abaixo da adequada quebra a harmonia da peça o que pode arruinar o seu trabalho.
O tamanho também afecta as ferramentas usadas. Se tentar criar um Gancho (loop) e não utilisar o alicate adequado para o arame usado, pode deixar dentadas neste.
Ter tambéem *******`**********``*111Combinação do metal usado, se por exemplo está a usar fio prateado, dourado, cor de canhão, cobre, etc. A menos que queira de facto fazer algo especial para "chocar" a moda, tente usar o mesmo mateiral e cores, fio prateado com argola vintage mais provavelmente não cria a harmonia adequada.*****
Esta área é muito vasta e em mercados onde há necessidade existem especialistas de cores. Portanto tente familiarizar-se com este tema e perceber como funcionam as cores dar-lhe-á a vantagem de produzir uma peça com cores esteticamente coordenadas. Use a roda das cores em sua vantagem. Pesquise roda das cores na internet.
Vejamos então algumas considerações de entre outras a tomar na combinação das cores:
Estude a cor da época do vestuário disponível no mercado (observe a tendência das cores nas lojas, visite páginas na internet, por exemplo a Pantone fashion - por favor note que não sou patrocinada por nenhuma das marcas. Quando o for será mencionado);
Decida antecipadamente cor a escolher: complementar, oposta, neutra, etc; E os factores cultura do cliente, época e evento para o qual o cliente pretende usar o adorno não devem ser deixados de fora. Ora vejamos:
O cliente precisa de sentir-se á vontade com o acessório que vai usar, explore os habitos culturais do seu mercado e do cliente especificamente, pois para uma determinada sociedade uma cor pode ter um significado diferente de uma outra sociedade.
Em países onde existem as quatro estações as cores usadas durante o inverno são geralmente monotones e durante o verão multi coloridas.
Pense se está a desenhar para uso diário como uma peça casual, ou para um evento mais formal. Aqui pode-se começar a pensar no estilo da peça.
Click Back to top para voltar ao topo desta página.